terça-feira, 7 de abril de 2015

UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS...

A imagem e o texto são mídias, meios que tanto podem ser usados como um recurso para controlar e ditar as regras, quanto para romper com o controle social e político, pois são sempre fruto de escolhas, decisões e construções de sentido. Palavras e imagens carregam um potencial poderoso de transformação. Mesmo quando a gente não quer dizer nada com aquelas palavras ou com aquela fotografia, elas estão dizendo algo por nós. E não sejamos inocentes, palavras e imagens não brotam na natureza como vegetais, são sempre criadas e combinadas pela mente humana, e que muitas vezes, tem a natureza como modelo.

Se por um lado, com a tecnologia atual, a produção e difusão de imagens estão mais acessíveis, com a informação digital, sabemos que com uma simples “deletada” podemos apagar para sempre um registro. Isso é um dado do nosso tempo que merece muita atenção.

Pinturas, desenhos, fotografias e poemas visuais que fazem parte da história da arte e da cultura, de hoje e de ontem, terão aqui um lugar especial. Pois, se ler as imagens do nosso e de outros tempos, torna possível a gente se situar melhor diante da realidade, essa é uma tarefa que a gente não pode deixar “passar batida”.

Sem comentários:

Enviar um comentário